Artigos da Comunidade

São Tomás More: Uma Paróquia em Ação para os Pobres

Posted March 15, 2023

“A maneira como tratamos o ambiente influencia nosso tratamento dos pobres, e vice-versa”.

Estas palavras guiam a Comunidade Católica de São Tomás More, uma paróquia engajada e vibrante em Chapel Hill, NC, EUA, respondendo ativamente ao Grito dos Pobres, um dos sete Objetivos de Laudato Si’

Reconhecendo a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, os paroquianos, os voluntários e o pessoal de São Tomás More estão fazendo conquistas significativas em sua jornada rumo à ecologia integral.

Os paroquianos, voluntários e funcionários de São Tomás More estão fazendo conquistas significativas em sua jornada em direção à ecologia integral.

Caminhada da fome CROP

A Chapel Hill/Carrboro CROP Hunger Walk apoia programas locais de alívio à fome que financiam assistência agrícola inicial e projetos de energia sustentável e água limpa. As doações arrecadadas para a Caminhada também fornecem alimentos e outras ajudas de emergência para refugiados, pessoas deslocadas e vítimas de desastres naturais.

São Tomás More participou de todas as 35 caminhadas anuais locais da CROP. Em 2022, a paróquia arrecadou 9.000 dólares, quase 20% do total local.

Este evento ecumênico anual continua a fortalecer tanto os compromissos paroquiais quanto comunitários para acabar com a fome e a pobreza, servindo como um forte lembrete de que a fome continua sendo uma questão crítica na Carolina do Norte, na nação e em todo o mundo.

Centro de Cuidados e Compartilhamento

Em 1980, Teresa Keller, Associada Pastoral na Paróquia Saint Thomas More, estabeleceu o Centro de Cuidados e Compartilhamento no campus da igreja. O Centro fornece roupas delicadamente usadas e artigos domésticos gratuitamente para os necessitados da comunidade local e dos condados vizinhos.

Em média, o Centro de Cuidados e Compartilhamento auxilia mais de 600 indivíduos e famílias a cada mês.

Além de ajudar esses clientes, o Centro doou uma quantidade significativa de roupas para missões de resgate e mais de 2.570 libras de roupas inutilizáveis a uma empresa de reposição para reduzir a quantidade que iria para aterros sanitários.

Comitê de Gerenciamento Ambiental

Fundado em 2008, o Comitê de Gerenciamento Ambiental de Saint Thomas More tem uma missão em duas partes: Incentivar o Gerenciamento Ambiental Cristão em toda a paróquia e escola, e estabelecer ou melhorar as práticas de gerenciamento ambiental na igreja e nos edifícios escolares e em seus terrenos.

Uma pequena amostra do trabalho do Comitê de Gerenciamento Ambiental inclui:

• Acrescentar a conservação de energia e a captação de água da chuva no projeto de edifícios existentes e novos, incluindo a escola média, a igreja e o centro paroquial
  • Estabelecendo programas de reciclagem e compostagem na paróquia e na escola
  • Promover e ajudar a gerenciar a primeira instalação solar no telhado da academia, com o planejamento já em andamento para a segunda instalação solar no telhado da igreja e da escola média
  • Iniciar uma tabela mensal de reutilização para recolher pequenos itens e lembrar às pessoas que podem usar menos e reutilizar mais

Paróquias Prontas para Ir Junto a Você

O lançamento da Plataforma de Ação Laudato Si’ proporcionou a São Tomás More oportunidades para reflexão, planejamento e mudanças significativas em suas comunidades locais e além.

Consulte a página “Construindo Juntos” da Plataforma de Ação Laudato Si’ para se conectar com paróquias em todo o mundo sobre interesses e desafios comuns, e para maior inspiração para se tornar uma paróquia em ação para os pobres como São Tomás Mais.