Parceiros Defendem a Justiça Climática na COP28

Posted December 19, 2023

Na recente convenção climática COP28, os parceiros da Plataforma de Ação Laudato Si’ apoiaram o Papa Francisco, pedindo um fim justo para a era dos combustíveis fósseis e a justiça climática.

Instituições Católicas Pedem o Fim do Uso de Combustíveis Fósseis

14 organizações Católicas, incluindo os Serviços de Assistência Católica e o Movimento Laudato Si’, pediram aos negociadores da COP28 que ouvissem as palavras do Santo Padre e acabassem com o uso de combustíveis fósseis em uma carta ao presidente da COP28, Sultan al-Jaber.

A carta foi apresentada em um evento oficial com Monsenhor Lizardo Estrada Herra, Secretário Geral do Simpósio de Conferências Episcopais da América Latina (CELAM); Padre Jean Germain Rajoelison, Secretário Geral Adjunto do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM); Arcebispo Peter Chong de Fiji, Tzeporah Berman, Diretora do Programa Internacional da Stand.earth; e Lorna Gold, Presidente do Conselho do Movimento Laudato Si’. O evento foi moderado por Lindlyn Moma, diretora de defesa do Movimento Laudato Si’.

Assista ao evento de apresentação da carta aqui e leia o texto da carta aqui.

Novos Padrões para Instituições Religiosas

A iniciativa Objetivos Baseados na Ciência lançou um novo conjunto de padrões (Somente em Inglês) para que as instituições religiosas meçam e relatem suas emissões de gases de efeito estufa. Esses padrões se juntam às diretrizes altamente bem-sucedidas e amplamente utilizadas para empresas e governos. Os padrões foram apresentados em um evento no Pavilhão da Fé.

O Instituto de Recursos Mundiais, um dos principais convocadores dos Objetivos Baseados na Ciência, monitorou questões críticas e resultados esperados durante a conferência. Seu Centro de Recursos (Somente em Inglês) oferece informações sobre as negociações, além de notícias e eventos.

Ação nas Américas

O Pacto Climático Católico, membro do Grupo de Trabalho das Paróquias e Dioceses da Plataforma de Ação Laudato Si’, criou o ” Meu Compromisso de Ação Laudate Deum”, convidando os membros da comunidade católica dos EUA a se comprometerem com ações específicas e impactantes para promover uma mudança cultural e melhorar o futuro de nossa casa comum. Você pode se comprometer com o compromisso agora (Somente em inglês).

O Pacto Climático Católico também criou uma carta endereçada ao Presidente Biden, à Secretária Yellen e ao Enviado Especial Kerry, instando-os a representar os interesses de toda a criação e dos mais vulneráveis, incorporando tópicos de financiamento climático e alívio da dívida internacional na agenda da COP 28.

O grupo de trabalho de defesa do Movimento Laudato Si’ nos EUA emitiu uma declaração para o Presidente Biden e o Enviado Kerry, disponível aqui, e os membros regionais do Movimento Laudato Si’ no Canadá emitiram uma declaração para o Embaixador Stewart, aqui.

Ação na Europa

A COMECE, o Centro Social Europeu dos Jesuítas, e a Aliança Europeia Laudato Si’ organizaram uma conferência intitulada “A Nova Laudato Deum do Papa Francisco e a Transição Verde da UE”. As discussões se concentraram no que o acompanhamento da Laudato Si’ significa para as políticas climáticas e ambientais da União Europeia.

Financiamento Climático

A CEO da FaithInvest, Lorna Gold, abriu o Dia das Finanças no Faith Pavilion com um discurso (Somente em inglês) sobre a necessidade de financiamento para apoiar as nações mais vulneráveis e, em particular, para que as instituições religiosas alinhem seus investimentos com seus valores.

Esses esforços destacam o compromisso contínuo da comunidade católica em apoiar o Santo Padre e proteger nossa casa comum.