Artigos da Comunidade

Estudantes Universitários Colocam a Ecologia Integral em Ação

Posted June 17, 2022

Há um belo e inspirador movimento ecológico acontecendo em faculdades e universidades ao redor do mundo.

Cada vez mais estudantes estão levando a sério o chamado do Papa Francisco para a sustentabilidade, no espírito da ecologia integral. Uma dessas estudantes universitárias, Daniela Mirand, está colocando em prática um plano de ação em Resposta ao Clamor dos Pobres, um dos sete Objetivos de Laudato Si’.

“Há muitas pessoas por aí que precisam de nossa ajuda, que estão feridas, e que não devem ser esquecidas nesta jornada”, exorta Daniela. “Nosso compromisso com as comunidades vulneráveis nos ajudará a avançar na jornada em direção à ecologia integral, o que exige que abramos nossos corações e dêmos uma mão”.

É nossa grande alegria compartilhar com vocês como Daniela está transformando a paixão em ação na Resposta ao Clamor dos Pobres”.

Resposta ao Clamor dos Pobres, por Daniela Mirand

Estudantes ecologicamente corretos como Daniela são faróis de luz nos caminhos de seus colegas que seguirão seus exemplos nas universidades do mundo todo nos próximos anos.

Você pode acessar todos os vídeos de estudantes de Caminhos Universitários, que são muito sinceros e envolventes, sobre sua Resposta ao Clamor dos Pobres e outros Objetivos de Laudato Si’ aqui.

Estes vídeos foram generosamente criados e compartilhados por Michael Schuck, Professor de Ética Cristã no Departamento de Teologia da Universidade Loyola de Chicago, diretor do website University Pathways, e líder do grupo de trabalho das universidades da Plataforma de Ação Laudato Si’.

Para se juntar a esta comunidade internacional de universidades, basta entrar em contato com a University Pathways. Suas idéias, experiências e contribuições únicas se tornarão parte de uma tapeçaria preciosa que nos sustentará a longo prazo.

Também o convidamos calorosamente a visitar a página de Planos Laudato Si’ frequentemente, já que instituições, comunidades, famílias e indivíduos continuam a fazer o upload de novos planos – exemplos que você pode incorporar em seu próprio plano de ação ou refletir ao longo de sua jornada em direção à sustentabilidade total no espírito de Laudato Si’.

“São necessários os talentos e o envolvimento de todos” para proteger nossa casa comum. Rezamos humildemente por você e por todos os estudantes universitários como Daniela, que são exemplos brilhantes de ecologia integral em ação. (Laudato Si’, 14)